eolicas SeaTwirl

Eólicas melhoram muito com turbinas de eixo vertical

A SeaTwirl, com sede na Suécia, publicou um white paper que descreve a possibilidade de aumentar “dramaticamente” a densidade de energia em parques eólicos offshore, colocando as turbinas eólicas de eixo vertical (VAWT) mais próximas.

O white paper, encomendado pela SeaTwirl ao Dr. Pablo Ouro, cientista da Universidade de Manchester, investigou diferentes configurações de espaçamento em parques eólicos offshore com 25 turbinas de 10 MW colocadas em cinco fileiras.

Devido à interferência reduzida da esteira, o VAWT superou as turbinas eólicas de eixo horizontal (HAWT) em todos os cenários, mostram as simulações no white paper. O artigo destacou que as esteiras VAWT se recuperam mais rapidamente do que as esteiras HAWT devido à mistura diferente com os fluxos atmosféricos que, por sua vez, levam a matrizes mais eficientes.

“Isso deve-se à maior intensidade de turbulência. Pense num fluxo de água. Se colocar uma hélice na água, ela criará uma longa espiral atrás dela. Mas se mexer a água com uma colher, a turbulência que ela cria diminuirá de forma mais rápido”, disse Jonas Boström, CTO da SeaTwirl.

Crédito da foto: SeaTwirl

Comments are closed.