PCA-5790-69 Disconnection Event by Gerald Rhemann

A extraordinária foto da quebra de um cometa, que nunca mais será visto da Terra

O Observatório Real de Greenwich, em Londres, realiza anualmente uma prestigiada competição de fotografia de astronomia e este ano premiou uma fotografia considerada rara, da quebra da cauda do Cometa Leonard, no momento em que é levada pelo vento solar.

A foto foi tirada em dezembro de 2021, de um observatório na Namíbia, que possui um dos céus menos poluídos por luz do mundo. O astro-fotógrafo Geralf Rhemann, autor da foto, diz que não tinha ideia que a cauda do cometa se iria separar deixando o magnífico rasto de poeira brilhante, considerando ser o ponto alto da sua carreira.

O astrónomo Ed Bloomer foi um dos juízes do concurso e considera ser uma das melhores fotos de sempre. Os juízes analisaram mais de 3000 trabalhos oriundos de todo o mundo.

A foto vencedora é tecnicamente complexa e é simultaneamente capaz de envolver o espetador gerando-lhe poderosas emoções. Uma excelente simbiose entre arte e ciência.

As fotos principais do  concurso podem ser vistas no Museu Nacional Marítimo de Londres (https://www.rmg.co.uk/whats-on/astronomy-photographer-year/exhibition).

Crédito Foto: (autor – Gerald Rhemann)

Comments are closed.