3 destinus-jungfrau-in-hangar

Avião a hidrogénio chega a qualquer local do planeta em menos de duas horas

A Destinus SA, com sede na Suíça, quer construir aviões que voam em órbitas próximas do espaço, e acaba de receber um grande impulso financeiro. O promotor do projeto é Mikhail Kokorich, a versão russa de russo Elon Musk, um empreendedor que inventou (e detém patentes ativamente) sobre tecnologia espacial.

“Estamos entusiasmados com o amplo suporte dado à Destinus”, diz Kokorich, “que valida ainda mais o potencial de viagens limpas e hipersónicas para qualquer lugar do mundo em menos de duas horas. Planeamos usar o financiamento para continuar o desenvolvimento de nossos motores a hidrogênio e testar os primeiros voos supersónicos nos próximos 12 a 18 meses. Já fizemos progressos significativos e registámos patentes, como um sistema de arrefecimento ativo de hidrogénio, permitindo que um avião reutilizável voe quase à velocidade de um foguete”.

O veículo é projetado como um híbrido entre um avião e um foguete, que descola e aterra horizontalmente nos aeroportos, usando um motor a jato de ar alimentado por hidrogénio. No entanto, uma vez que uma certa altitude e velocidade são alcançadas, o veículo muda para um motor de foguete de hidrogénio criogénico que o acelera para uma velocidade hipersónica.

Crédito da ilustração: Destinus

Comments are closed.