Citroën-Urban-Collëctif-10-1440x960

Citroën cria plataforma autónoma que permite todo o tipo de veículos

A Citroën acaba de lançar o  “The Citroën Skate”, uma plataforma totalmente autónoma (a parte de baixo da imagem), que é uma base para a criatividade humana construir todo o tipo de viaturas. Caso tenha sucesso, este modelo poderá permitir uma enorme explosão das personalização de viaturas, tal como acontece hoje em dia com os tuk-tuk.

O  skate da Citroën tem condução autónoma de nivel 5 e a particularidade de as rodas serem esféricas. Muitos anos de piadas depois, finalmente alguém conseguiu reinventar a roda. Pensada como uma solução de mobilidade partilhada, a “The Citroën Skate” troca as tradicionais rodas por esferas de borracha (similares à bola usada num rato de computador) produzidas pela Goodyear e que permitem uma manobrabilidade omnidirecional (360º).

Quanto à “carroçaria”, para já existem três modelos projetados pelas empresas Accor e JCDecaux. A Accor criou os Pods “Sofitel En Voyage” e “Pullman Power Fitness” com o objetivo de “inventar a “hospitalidade móvel no centro das cidades””. Por seu lado, a JCDecaux preferiu criar a “JCDecaux City Provider” que transporta até cinco passageiros, com tomadas USB e dois ecrãs interativos.

Com apenas 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51 cm de altura para não “ocupar” muito espaço, a “The Citroën Skate” vê sua velocidade máxima limitada aos 25 km/h ou 5 km/h consoante a zona onde circula. 

Crédito da foto: Citroën

Comments are closed.