Human-creativity-v-machine-creativity-20180614032816356

E se a Inteligência Artificial patentear as suas invenções?

Um sistema de Inteligência artificial chamado DABUS, criado para simular exercícios de brainstorming e gerar novas invenções, criou um novo contentor de comida com sistemas novos de encaixe, que facilitam a manipulação de sistemas robotizados.

Uma patente listada como tendo a autoria do DABUS foi submetida em vários organismos de patentes mundiais, nomeadamente na Europa, EUA, Austrália e África do Sul.

Na Europa e nos EUA, a patente foi rejeitada argumentando que só podem ser dadas patentes a invenções humanas, e que envolvam trabalho cerebral. Também foi referido que as patentes envolvem direitos e estes não podem ser dados a máquinas.

No entanto, o entendimento das autoridades da África do Sul foi diferente e atribuiu a patente reconhecendo DABUS como o inventor.

Há muitas críticas que estão a ser feitas a esta decisão, mas a África do Sul pretende recuperar os baixos níveis de inovação do país e vê nesta abordagem uma oportunidade.

É mais uma demonstração das mudanças que o extraordinário mundo da inteligência artificial trazem e pelo menos este caso levanta uma série de questões importantes que serão alvo de muita reflexão e legislação no futuro próximo.

Foto Credito: campainglive.co.uk

Comments are closed.