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Até as estradas vão ser inteligentes

Tudo muda. A forma como pensamos e construímos estradas também está a mudar. As novas vias do século XXI vão ficar mais inteligentes e, espera-se, vão gerar mais receitas. As novas estradas podem incluir captação de energia solar ou do movimento, faixas de carregamento para veículos elétricos, iluminação pública inteligente e redução das emissões de carbono relacionadas com a fileira dos materiais de construção. No Purdue SMART Lab estão agora a testar novos sensores que monitorizam a infraestrutura, incorporando-os em várias rodovias interestaduais do Estado da Indiana (na foto). E podemos acrescentar ainda polímeros que ajudam o pavimento a reparar-se.
 

Sensores embutidos no pavimento recolhem informações sobre o estado de saúde da infraestrutura em tempo real e comunicam os dados a computadores. As vibrações do cimento são convertidas em sinais elétricos que são lidos e analisados ​​por software personalizado desenvolvido em laboratório. Isso permite que os engenheiros de transporte tomem decisões eficazes e baseadas em dados, desde a abertura de estradas ao tráfego, até a identificação proativa de problemas que causam danos ou deterioração.

Para além da recolha de dados é possivel também desenvolver um pavimento que se cura a si próprio. Polímeros superabsorventes misturados no pavimento podem absorver água e produzir um material semelhante ao cimento sempre que se abre uma fenda. Se tiverem apenas alguns mícrons podem ser reparadas de imediato, evitando assim males maiores e custos de manutenção mais elevados.

Crédito da foto: sensores instaladas na I-74 de Indiana. Erin Easterling/Purdue University,

www.singularityhub.com

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