robert-anasch-Wnp7qnhHtyw-unsplash-min

BCE abre a porta para o fim das notas e moedas

O Banco Central Europeu (BCE) está a tentar lançar uma versão digital do euro.  “O euro pertence aos europeus e a nossa missão é ser o seu guardião”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde. O banco emissor do euro revelou um estudo sobre as vantagens e desvantagens de uma moeda digital. “O nosso papel é garantir a confiança no dinheiro. Isso significa ter certeza de que o euro é adequado para a era digital. Devemos estar preparados para emitir um euro digital, caso seja necessário. ”

É o fim das notas e moedas? Não para já: o comunicado do BCE  disse que um euro digital “complementaria o dinheiro, não o substituiria”. Mas fica a porta aberta para que isso aconteça mais tarde.

O BCE iniciou em outubro uma consulta, ao mesmo tempo que testa a moeda digital. Uma eventual decisão será tomada em meados de 2021. Criptomoedas como o Bitcoin, embora regularmente criticadas pelos bancos centrais como um ativo especulativo, estimularam um olhar mais atento sobre a forma como as tecnologias de pagamento estão a desenvolver-se. 

Quais as vantagens?

Uma moeda digital de banco central permitiria aos residentes da área do euro fazer depósitos diretamente no BCE. Isso normalmente é apenas uma opção para credores comerciais, governos e outros bancos centrais. Em teoria, é mais seguro do que notas e moedas, que podem ser roubadas, ou contas de poupança regulares, que ficam em risco se o banco comercial colapsar.  Mas isso iria implicar uma grande reformulação no debilitado sistema financeiro europeu, elevando a probabilidade de os aforradores nervosos irem a correr tirar as suas poupanças do banco comercial para colocar no banco central da Europa.

Crédito da foto: Photo by Robert Anasch on Unsplash

Comments are closed.