Cogito-2022-Lampada Cogito-2022-Lampada2

Laboratórios Cidadãos

21 SETEMBRO A 16 NOVEMBRO

Manuel Pinto Abreu é engenheiro Hidrógrafo, MSc e PhD em Physical Oceanography (NPS, Califórnia, 1991) e Doutor em Física (FCUL, 1995). Foi oficial de Marinha (Reserva, 2001). Professor (1998/2008) e Vice-Reitor (2003/2008) da ULHT.
É curador da Sharing Foundation (2020-), Chairman da International Sharing University (2020-) e Vice-Chairman das International Sharing School (2021-). Foi chefe da Divisão de Cartografia Náutica e de Hidrografia do Instituto Hidrográfico. oficial embarcado e comandante de navio hidrográfico. Presidente do Conselho Consultivo da CIDPC de Portugal.
Foi ainda responsável pela EMEPC e pela EMAM, Membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, Ponto Focal de Alto Nível para a Política Marítima Integrada da EU. É empresário, parceiro e consultor de empresas e de organizações. Investigador Integrado do IPRI. Secretário de Estado do Mar do XIX Governo de Portugal (2011/15).
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Nuno Canada é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa (1994). Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade do Porto (2004). Completou a sua formação com a pós-graduação - Curso Geral de Gestão da Católica Porto Business School e a pós-graduação International Business da Porto Business School - Universidade do Porto.
Desde 2013 exerce funções de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), sendo desde 2013 Membro do Conselho de Administração do Centro Internacional de Altos Estudos Agronómicos Mediterrânicos (CIHEAM) em Paris.
Exerceu as funções de Vogal da Direção da Tapada Nacional de Mafra (2017-2019) e de Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Recursos Biológicos (2008-2013). É docente do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar / Universidade do Porto desde 1999, tendo neste momento a categoria de Professor Associado.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Nascido no Porto, é Licenciado em Engenharia Mecânica (IST-UL), Mestre em Design de Transportes (SPD, Milão) e Doutorado em Design (FAUD-UL). É fundador, CEO e Design Manager da Almadesign desde 1997, onde acompanhou mais de 800 projectos. Com a Almadesign, recebeu algumas dezenas de prémios nacionais e internacionais.
Lecciona Projecto de Design desde 1998 e é coordenador do Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura de Lisboa. É co-fundador e membro das associações PEMAS, AED - Aeronáutica, Espaço e Defesa e Plataforma Ferroviária Portuguesa. É também membro da direcção do Parque Tecnológico de Óbidos, da Fórum Oceano e do Conselho Geral da COTEC.
Nos últimos 15 anos, participou na dinamização de consórcios nacionais e europeus de R&D nas área Aeronáutica, Náutica, Rodoviária, Ferroviária e Saúde, com projectos como o LIFE, IBUS, ISEAT, DESAIR, ETOILET, INTRAIN, NEWFACE, FLEXCRAFT, MODSEAT, PASSARO, FLY.PT, FERROVIA 4.0, PASSME e IDOC.STATION.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Carlos Penha Gonçalves é investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com doutoramento em Imunologia, feito na Universidade de Umea, na Suécia. Integra o grupo de trabalho que tem estado a estudar o SARS-CoV-2. No ano passado liderou a task force de combate à Covid-19.
O Carlos trabalha num grupo de pesquisa de Genética de Doenças, focado em descobrir a genética funciona em tipos de células específicos para conduzir as trajetórias de inflamação de órgãos e resultados de doenças infecciosas.
Sob este tema, desenvolveram projetos distintos que atuam em: papéis protetores das células trofoblásticas na malária placentária; a ação das células endoteliais cerebrais na propagação da inflamação na malária cerebral; e respostas das células de Kupffer a danos no fígado.
O Carlos espera que esta pesquisa contribua para estabelecer uma ponte entre os campos de doenças infecciosas e distúrbios metabólicos, elucidando o papel dos mecanismos de adaptação de doenças na proteção das funções orgânicas e sistêmicas.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
André David is presently a section leader in the CERN CMS team and is focused on the upgrade of the CMS endcap calorimeter for the HL-LHC phase, starting in the mid 2020s. The new calorimeter is a highly-granular silicon and scintillator detector, measuring space, time, and energy, and presents multiple scientific and engineering challenges.
André co-convened the CMS Higgs Physics Analysis group. He used the CERN hostel for the first time (2000) just before a PhD in the NA60 fixed-target experiment. He worked on the silicon pixel and microstrip detectors of NA60, and his analysis of intermediate mass dimuon events paved the way for the discovery of thermal radiation shining off a QGP in heavy-ion collisions.
In 2006, André joined the CMS experiment where he led the commissioning of the ECAL. With the first LHC collision data, he went to perform the first LHC cross-section measurement of isolated single photon production. Since 2010 that André was heavily involved in the search for - and later observation of - the Higgs boson in the diphoton decay channel.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Paula Duque é licenciada em biologia de plantas e doutorada em fisiologia e bioquímica pela Universidade de Lisboa. Estudou também na Alemanha (Colónia), na Nova Zelândia (Auckland) e, após o doutoramento, nos EUA (Nova Iorque).
Regressou a Portugal em 2006 como investigadora principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), para estudar as estratégias desenvolvidas pelas plantas para monitorizar e responder ao meio que as rodeia.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Bruno Soares Gonçalves é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, possui um mestrado em Física e Engenharia de Plasmas e um doutoramento em Física. É Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e ainda responsável pelo Grupo de Engenharia e Integração de Sistemas do IPFN.
Liderou vários projetos de investigação nas áreas de desenvolvimento de diagnósticos para dispositivos de fusão nuclear e de sistemas de controlo e aquisição de dados. É também membro de vários Comités do Programa Europeu de Fusão, autor/coautor de patentes e artigos publicados em revistas internacionais.
É também professor do IST para as unidades curriculares de Gestão de Ciência e Tecnologia e Iniciação à Investigação. É autor do livro de divulgação “Fusão nuclear na era das alterações climáticas” (https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/fusao_nuclear_alteracoes_climaticas/download.html)
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Ricardo Louro obtained his PhD degree in the Universidade Nova de Lisboa (PT). After postdoctoral secondments in Stockholm and Leiden turn back to Portugal in 2001 as Invited Assistant Researcher and later to establish the Inorganic Biochemistry and NMR laboratory at ITQB NOVA. Currently he's an Associate Professor with Agregação.
My scientific expertise spans the areas of spectroscopy, chemistry and microbiology. The overarching theme of my research interests is the coupled transfer of electrons and protons in biological systems. This interest has guided our contributions to science in three thematic lines:
* Characterization of the detailed molecular mechanisms of electron transfer performed by bacteria capable of producing and consuming electricity. *Characterization of the molecular mechanisms of iron-scavenging by bacteria using siderophores and their interacting proteins.
* Development of methods in NMR spectroscopy for the structural and functional characterization of paramagnetic metalloproteins to support the research in the two previous lines.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down
Carlos Neto nasceu em Leiria em 1951 e é licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física. Foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e é Professor Catedrático e docente (desde 1985) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL).
É membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da FMH. Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física.
Entre muitas outras atividades, nos últimos anos tem realizado vários projectos de Cooperação com os Países de Língua Portuguesa na área da formação graduada e pós‐graduada. É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”e Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”.
Anterior
Next
Cogito-2022-button-down

AS ACTIVIDADES

PARCEIROS

close

JORNAL COGITO.
É GRATUITO.

INSCREVE-TE AQUI
E RECEBE A TUA NEWSLETTER SEMANAL. »