Depois de muitos anos no sector das telecomunicações começou a ver-se cinzento. E ele gosta das cores do arco-íris. Desde então anda à descoberta do que dá colorido à vida. O Rehumanismo é uma das suas ideias.

É académico, poderia ser psicólogo, mas gostava de ter sido músico. Um livro mudou-lhe a vida e levou-o a viagens inesperadas. Aprendeu como isso faz a diferença. Vai falar sobre tudo isto.

Nasceu em Inglaterra, cresceu em Portugal mas é culturalmente francesa. Esta cidadã do mundo é uma pedagoga à procura do significado da vida. Encontrou-o na Biodanza.  Não é uma dança é uma filosofia de vida.

O fundador e presidente da Fábrica de Startups quer uma transição suave para os novos empreendedores. Como arriscar num novo negócio sem perder o emprego que sustenta a família?

Foi Secretário de Estado da Juventude e diretor executivo da AICEP Global Parques. Este sociólogo é agora o diretor executivo da Startup Lisboa e está à frente dos destinos do Hub Criativo do Beato.

Dá aulas na Faculdade de Arquitectura e investiga o planeamento regional e urbano. Estuda coisas como os padrões de mobilidade, a atividade física e o estado de saúde da população.

Eis uma arquitecta preocupada com a dimensão social da cidade. Tem trabalhos nas áreas da educação e cultura, e a sua tese de doutoramento anda à volta da forma como os habitantes se podem transformar em cidadãos ativos.

As cidades foram construídas segundo critérios racionais, mas os visitantes procuram sempre as zona velhas onde o urbanismo é caótico. Porquê? O que está a falhar? Ou será que nada falha?

O ex-diretor municipal de inovação da Câmara de Lisboa é um homem do futuro. Porque devemos desenvolver o pensamento de futuro, sendo certo que ninguém tem certezas quanto ao futuro e que estamos condenados a falhar?

Depois de muitos anos de expectativas frustradas, a Inteligência Artificial parece ter finalmente chegado para mudar o nosso mundo de alto a baixo. A algumas décadas da singularidade, o que pode mudar na sociedade, na economia e no nosso corpo?

O director de Marketing e Inovação do grupo Compta acredita que as pessoas podem fazer a diferença. Mas também a tecnologia. O combate ao flagelo dos incêndios precisa de mais inteligência.

Este engenheiro e professor universitário interessa-se por biossinais, engenharia de sistemas e reconhecimento de padrões. Criou o BITalino que muda a forma como fazemos os diagnósticos médicos.

Licenciado em Biologia  e mestre em Biologia Celular e Molecular, o João é um especialista em comunicação de ciência e é aluno do programa doutoral em História das Ciências e Educação Científica.

Estuda Antropologia e diverte-se com arte e cavalos.  Está interessado em compreender a forma como adquirimos conhecimento, a ciência da ciência. O que não está a correr muito bem e isso tem implicações profundas.

Estudante do mestrado de Matemática e Aplicações do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o Rodrigo sempre foi apaixonado por problemas desafiantes. A sua paixão é mostrar como a matemática pode ser interessante.

Biólogo, ecólogo, ecologista e comunicador de ciência, o Rúben é membro da direção da Liga da Proteção da Natureza (LPN) e o seu foco é ligar a ecologia às restantes áreas da ciência.

Licenciada em Biologia, com especialização em Biologia Molecular e Genética. Está a fazer dois mestrados: em Investigação Biomédica na NOVA em Lisboa; e no I3S do Porto, no laboratório Ageing and Aneuploidy.

JORNAL COGITO.
É GRATUITO.

INSCREVE-TE AQUI
E RECEBE A TUA NEWSLETTER SEMANAL. »