Jorge Carneiro é um cientista interdisciplinar que colaborou com especialistas em matemática, estatística, biofísica, biologia celular e molecular, imunologia, ciência da computação e robótica. Em 1997 recebeu o grau de Doutor em Biomedicina pela Universidade do Porto. Foi diretor-adjunto para a Ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência entre 2013 e 2018. Desde 2020 dirige o Programa de Doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina do Instituto Gulbenkian de Ciência e ITQB-NOVA.
É investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com doutoramento em Imunologia, feito na Universidade de Umea, na Suécia. Integra o grupo de trabalho que tem estado a estudar o SARS-CoV-2.
O Carlos trabalha num grupo de pesquisa de Genética de Doenças, focado em descobrir a genética funciona em tipos de células específicos para conduzir as trajetórias de inflamação de órgãos e resultados de doenças infecciosas. Sob este tema, desenvolveram projetos distintos que atuam em: papéis protetores das células trofoblásticas na malária placentária; a ação das células endoteliais cerebrais na propagação da inflamação na malária cerebral; e respostas das células de Kupffer a danos no fígado.
O Carlos espera que esta pesquisa contribua para estabelecer uma ponte entre os campos de doenças infecciosas e distúrbios metabólicos, elucidando o papel dos mecanismos de adaptação de doenças na proteção das funções orgânicas e sistêmicas.
Diana Lousa é investigadora ITQB NOVA. Obteve o doutoramento em Bioquímica, com especialização em Biologia Computacional em 2013. O principal objetivo de sua investigação atual é perceber como é que vírus, como o vírus da gripe, o VIH e o SARS-CoV-2 conseguem entrar dentro das nossas células e propagar as infeções. Lidera projetos que combinam métodos computacionais com técnicas experimentais, para estudar as proteínas do vírus que são a “chave” que abre a porta de entrada das nossas células. Tem vários artigos publicados em revistas internacionais e participa em diversos projetos de investigação, envolvendo colaborações com especialistas de diferentes áreas.
Duarte Araújo é coordenador do Centro Interdisciplinar para o estudo da Performance Humana e diretor do Laboratório de Perícia no Desporto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e membro do Conselho Nacional do Desporto de Portugal. Publicou uma dezena de livros e mais de 150 artigos em revistas científicas principalmente sobre perícia, performance, variabilidade, cognição e tomada de decisão no desporto.
Ricardo Rato é Mestrado em Engenharia Mecânica pelo IST, especializado na área da Sistemas Energéticos Sustentáveis e Pós-Graduado em Gestão de Projetos pelo INDEG- ISCTE. Atualmente lidera as atividades de I&D e Inovação do ISQ, tendo como objetivo desenvolver novas soluções para apoiar as empresas na transição para uma economia mais sustentável, eficiente e digital. Durante o seu percurso profissional tem dedicado especial atenção à área da Energia, onde tem combinado a participação em projetos de I&D europeus e nacionais, com trabalhos de consultoria junto das empresas.
Desidério Murcho nasceu em 1965. É professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, e autor de mais de uma dezena de livros, incluindo Filosofia em Directo (2011), Essencialismo Naturalizado (2002), Todos os Sonhos do Mundo e Outros Ensaios (2016), Lógica Elementar: Raciocínio, Linguagem e Realidade (2019) e A Existência de Deus: O Essencial (2019). Traduziu também várias obras de filosofia, incluindo filósofos como Quine, Richard Swinburne, Plantinga, Davidson, Simon Blackburn, Thomas Nagel, Peter Singer, A. C. Grayling, Susan Wolf, Bertrand Russell e Anthony Kenny, entre outros.
Nuno Ávila é engenheiro aeroespacial pelo IST (1992-1997; primeira edição do curso em Portugal).
MSc. Inovação e Gestão de Tecnologia, IST 2001 – orientador tese Prof. Manuel Heitor
MBA The Lisbon MBA (2007-2009; primeira edição deste MBA)
Responsável, fundador e elemento inicial da equipa da Deimos em Portugal em 2002. Hoje é diretor geral.
Carlos Cabreiro é diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ).
55 anos, licenciado em Direito. Ingressou na PJ em 1991. Foi Subdiretor Nacional Adjunto na área da investigação da criminalidade económico-financeira da PJ. Desde 1992 que desempenha funções ligadas à investigação da criminalidade informática. Formador da Escola de PJ, nas áreas da criminalidade informática, direito penal e direito processual penal.
Ricardo Conde, 55 anos, é pai de duas lindas meninas. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, tem uma pós-graduação em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra. Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da direção e cerca de um ano depois foi nomeado presidente.
Luís M. A. Bettencourt é o Diretor do Instituto Mansueto de Inovação Urbana e Professor de Ecologia e Evolução na Universidade de Chicago, bem como Professor Externo de Sistemas Complexos no Instituto de Santa Fé. Foi formado como físico teórico e obteve a sua licenciatura no Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal) em 1992, e doutorou-se no Imperial College (Universidade de Londres, Reino Unido) em 1996 para investigação em modelos estatísticos e de física de alta energia do universo primitivo. Desempenhou cargos de pós-doutoramento na Universidade de Heidelberg (Alemanha), no Laboratório Nacional de Los Alamos (Fellow e Slansky Fellow) e no MIT (Centro de Física Teórica). Trabalhou extensivamente na complexa teoria dos sistemas e nas cidades e urbanização, em particular. A sua investigação enfatiza a criação de uma nova síntese interdisciplinar para descrever as cidades de formas quantitativas e preditivas, apoiadas pela teoria clássica de várias disciplinas e pela crescente disponibilidade de dados empíricos em todo o mundo. É autor de mais de 100 artigos científicos e vários livros editados. A sua pesquisa tem sido apresentada em media como o New York Times, Nature, Wired, New Scientist e o Smithsonian.
Pedro Santos nasceu em 1976, em Lourenço Marques (Maputo), Moçambique. É licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, com especialização em Telecomunicações, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com mais de 20 anos de experiência profissional, ingressou na Vodafone em 1998, onde desempenhou várias funções nas áreas de QoS e Radio, com a responsabilidade de planear, desenhar e implementar as redes 2G, 3G, 4G, 5G e NB-IoT. Lidera o Programa 5G da Vodafone Portugal, acumulando com a direção do laboratório de inovação Vodafone 5G Hub, cujo principal objetivo é explorar todas as potencialidades da quinta geração móvel em conjunto com empresas do sector das telecomunicações, startups e faculdades. Recentemente assumiu a função de Diretor de Desenvolvimento de Rede com a responsabilidade das redes móveis e fixa da Vodafone Portugal.
Pedro U. Lima é Professor Catedrático do IST, onde obteve a Licenciatura e o Mestrado pré-Bolonha. Doutorou-se no Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY, EUA, em 1994. É atualmente Presidente Adjunto para os Assuntos Científicos do Instituto de Sistemas e Robótica, onde coordena o grupo de Robôs e Sistemas inteligentes. É também Coordenador do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST. Foi fundador e presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, tendo co-organizado dois Festivais Nacionais de Robótica em Lisboa. É trustee da RoboCup Federation e foi co-organizador do RoboCup 2004 em Lisboa. Tem interesses científicos próximos das áreas da Robótica e Inteligência Artificial, particularmente envolvendo múltiplos robôs. Nos poucos tempos livres, é também um entusiasta pela música, leitura e futebol.
Miguel Correia é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador sénior no INESC-ID. No IST é vice-presidente do Departamento de Engenharia Informática, membro da direção do Técnico+ e coordenador do Doutoramento em Segurança de Informação. É co-chair da European Blockchain Partnership e membro não executivo da direção da Associação .PT. Tem estado envolvido em muitos projetos de investigação internacionais, entre os quais os projetos DE4A, QualiChain, SPARTA, SafeCloud, e PCAS. Tem mais de 200 publicações. Os seus principais interesses são a cibersegurança e a confiabilidade em sistemas distribuídos e no contexto de diferentes aplicações (blockchain, cloud, móvel).