O autor do livro “Portugal Hoje – O Medo de Existir” vem ao COGITO para falar sobre “O Digital e o Político: Populismo versus Ecologia?” José Gil vai refletir sobre o impacto das redes sociais na sociedade e na comunicação política e como isso pode, ou não, alterar comportamentos e mentalidades. Será que a velocidade da comunicação digital favorece a criação de movimentos populistas? E será que este imediatismo entra em conflito com visões de longo prazo, cujos resultados demoram a colher, como é o caso da ecologia? Temos tempo para pensar o tempo?
Muitos decretaram a morte da filosofia, mas parece que afinal, no século da incerteza, nunca precisámos tanto de filosofar o mundo e a vida. Pensador refinado e atento, José Gil é um poço de sabedoria e uma das referências que precisamos para navegar nas águas turbulentas do século XXI.
BIOGRAFIA
José Gil nasceu em Moçambique e doutorou-se em Filosofia na Universidade de Paris (1982), com um estudo sobre “O Corpo como Campo do Poder”, sob a orientação de François Châtelet. Foi professor catedrático de Filosofia na Universidade Nova, ensinou na Holanda, em França e no Brasil. Foi Directeur de Programme do Collège International de Philosophie de Paris.
Publicou vários livros sobre Estética, Filosofia Política, Fernando Pessoa e Filosofia do corpo, entre as quais Metamorfoses do corpo (1997), A imagem-nua (1996), Portugal Hoje: o Medo de Existir (2004),Caos e Ritmo (2018). Algumas da suas obras estão publicadas no Brasil e traduzidas em Espanha, Sérvia, França, Itália e nos Estados Unidos.