Eduardo Baptista Correia é CEO do Taguspark – Cidade do Conhecimento, o maior parque de ciência e tecnologia português, desde o início de 2018. É também professor na ISCTE Business School. Ao longo dos anos, obteve uma vasta experiência profissional na área da gestão, tanto a nível nacional como internacional. Iniciou os seus estudos na Escola de Gestão do ISCTE, onde foi o primeiro aluno a participar no programa ERASMUS. Possui doutoramento em Finanças pela Universidade de Strathclyde, tem um MBA pela Universidade de Glasgow, e, ainda, um curso de Gestão de Conflito e Caos, pela Harvard School of Government.

Teresa Crespo é cientista senior do iBET, é chefe do Laboratório de Segurança Alimentar e Microbiologia e Gerente de Garantia de Qualidade do iBET. Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Engenharia Biológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. A área de atuação nos últimos 30 anos tem sido a microbiologia, em particular a caracterização microbiana e a ecologia de populações microbianas e sobre a resistência aos antibióticos e os mecanismos de patogenicidade / virulência das bactérias. As áreas de investigação têm sido a qualidade e segurança alimentar e da água, a autenticidade alimentar e, mais recentemente, os processos de biorremediação e tratamento da água.

O Paulo é especialista em desenvolvimento de células germinativas e infertilidade humana. Postdoc e projeto PI no Instituto Gulbenkian. No final de 2021 vai iniciar uma posição de líder de grupo no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal). É o primeiro ou último autor de um total de 12 artigos científicos sobre gametogénese e genética reprodutiva (todos em revistas do Q1), e autor correspondente em 7 deles. Citado mais de 500 vezes (dados: Google Scholar). Ainda como Postdoc, o seu trabalho já atraiu financiamento competitivo ao nível de projetos de investigação (como PI; Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal) e atividades educativas (como coorganizadora principal; Sociedade de Biologia Molecular & Evolução, EUA; e a Companhia de Biólogos, Reino Unido). Tem experiência em co-supervisionar cientistas júnior nos níveis de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento. A sua pesquisa recente revelou um novo mecanismo epigenético que controla temporalmente a transcrição meioética (Nature Communications, 2016; coprimeiro autor) e um programa de transcrição necessário para a desembalagem dos cromossomas do esperma após a fertilização (relatórios EMBO, 2018; autor co-correspondente). Ambos estiveram em destaque num recente comentário convidado para a PLOS Genetics (2020; primeiro autor). O foco de investigação atual de Paulo é a base evolutiva do desenvolvimento de células de esperma (PLOS Biology, 2020; primeiro autor). Além das suas atividades básicas de investigação, Paulo é também geneticista clínico na Rede Europeia de Qualidade da Genética Molecular (Reino Unido) e Professor Visitante na Lisbon Medical School (Portugal). Membro do Conselho Editorial do jornal oficial da American Society for Reproductive Medicine (Q1 in Reproductive Medicine). Árbitro de uma agência de financiamento nacional (ANR – França) e de várias revistas científicas do Q1 (como PLOS Genetics e Andrology). Paulo é um comunicador científico ativo, com experiência em envolver públicos especializados e o público. Está envolvido na organização de eventos dirigidos tanto à comunidade científica como ao fomento da comunicação entre a ciência e a sociedade.

Marta de Menezes (nascida em 1975) é uma artista portuguesa, licenciada em Belas Artes pela Universidade de Lisboa e mestre pela Universidade de Oxford. É diretora da Cultivamos Cultura, a principal instituição dedicada à arte experimental em Portugal e à Ectopia, que se dedica a facilitar o trabalho colaborativo entre artistas e cientistas. Marta de Menezes tem trabalhado na interseção da arte e da biologia desde o final dos anos 90, no Reino Unido, Austrália, Holanda e Portugal, explorando as oportunidades conceituais e estéticas oferecidas pelas ciências biológicas para a representação visual nas artes.

O seu trabalho foi amplamente exposto nos principais locais de todos os continentes, apresentado antologias dedicadas à bioarte, discutido em teses de doutorado e considerado um exemplo de pesquisa em artes visuais. Entre as mais recentes exposições internacionais, foi convidada para o Festival Ars Electronica 2019: Out of the Box, e organizou dois Jardins do Ars Electronica 2020 (Lisboa e São Luís). Foi convidada para ser a representação oficial de Portugal na London Design Biennale 2016 e expôs na Bienal de New Media Art de Pequim 2016. Marta de Menezes foi nomeada em 2015 pelas revistas Time e Fortune para os Art and Technology Awards 2015.

Para além do seu trabalho como artista, foi curadora de importantes exposições internacionais, incluindo: Capital Europeia da Cultura (Portugal), Festival Kontejner (Zagreb), Fundação Verbeke (Bélgica) e nestes últimos três anos as edições do FACTT – Festival Transnacional e Transdisciplinar de Arte e Ciência que decorreu em Lisboa, Nova Iorque, Cidade do México, Berlim e Toronto.

Licenciado em Gestão e Mestre em Gestão da Inovação, Pedro Matias é atualmente Presidente do Grupo ISQ. Anteriormente desempenhou vários cargos em entidades públicas e privadas, nomeadamente em Fundos de Investimento e entidades ligadas ao empreendedorismo e inovação, como seja,  Vice-Presidente do IAPMEI; Presidente do Fundo para a Revitalização e Modernização do Tecido Empresarial; Presidente do Fundo de Apoio à Consolidação e Aquisição de Empresas; Presidente Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas; Presidente do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos; Presidente do Parque Empresarial de Laborim; Presidente do Parque Empresarial de Lazarim; Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Certificação; Vice-Presidente do Pólo Tecnológico de Lisboa; Membro da Direção da Startup Lisboa. Desempenhou também vários cargos, enquanto Chefe do Gabinete e Adjunto, de vários membros do Governo e foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board (Comissão Europeia).

Jorge Cancela, Lisboa, Portugal, 1962. Arquiteto-paisagista (UÉvora, 1997), MSc em Environmental Management (Imperial College, 2001), Doutor em Urbanismo (Faculdade de Arquitetura/Universidade de Lisboa, 2014). Diretor técnico de empresa de paisagem e ambiente; vários prémios nacionais e internacionais nesses temas. Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitetura/Universidade de Lisboa, desde 2014. Supervisão de várias teses e investigações em Lisboa (Portugal), Ferrara (Italia), Paris (França), Maputo (Moçambique), San Jose (Costa Rica). Interesses académicos nas áreas do ordenamento, planeamento, restauro ecológico, conservação da natureza e agricultura sustentável. Agricultor biológico, tem participação em órgãos de algumas associações ambientais e cívicas. Foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

Paula Duque é licenciada em biologia de plantas e doutorada em fisiologia e bioquímica pela Universidade de Lisboa. Estudou também na Alemanha (Colónia), na Nova Zelândia (Auckland) e, após o doutoramento, nos EUA (Nova Iorque), onde desenvolveu dois projetos de investigação na Rockefeller University e ensinou biologia molecular no Queens College. Regressou a Portugal em 2006 como investigadora principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), para estudar as estratégias desenvolvidas pelas plantas para monitorizar e responder ao meio que as rodeia.

Luis Pedro Vieira Piques Serpa

  • Arquiteto ESBAL(FA-UTL) – 1978
  • Pós – Graduação: Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos FA-UTL – 1983
  • PMP-Project Management Institute – 2005
  • Pós-Graduação em Gestão das Organizações para o Desenvolvimento Sustentável -Escola de Gestão Empresarial (EGE) – Universidade Católica do Porto, 2009-2010           

Síntese da atividade profissional:

Desde 26 de Março 2020  

  • Diretor Municipal de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano na Câmara Municipal de Oeiras

Coordenação dos Departamentos de Ordenamento do Território e Planeamento Urbano, Gestão Urbanística, Projetos Especiais e Reabilitação Urbana, e Gabinete de Inteligência Territorial.

De 17.06 2018 a 26 de Março de 2020   

  • Diretor Municipal do Ordenamento do Território, Obras e Ambiente na Câmara Municipal de Oeiras

Coordenação dos Departamentos de Planeamento e Gestão Urbanística, Ambiente e Qualidade de Vida, Obras Municipais e Habitação e Reabilitação Urbana.

De 15 de Maio de 2008 a 15.06 2018

  • Diretor de Projetos, Planeamento e Desenvolvimento Urbanístico na Taguspark, Sociedade para o Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área de Lisboa, SA

Responsável pelo eixo estratégico de desenvolvimento urbano no Plano Estratégico da Empresa em colaboração com a SPI, Sociedade Portuguesa de Inovação, pela implementação dos estudos para a regeneração urbanística da área Central do Taguspark e pela gestão do projeto para a instalação da sede do grupo Novartis.

De 2005-2009

Professor Auxiliar convidado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Leciona as cadeiras de Física do Ambiente e Urbanística I e II, no Mestrado Integrado de Arquitetura

De 2005-2007

Professor convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa

Leciona a cadeira ”Ordenamento do Espaço Urbano” no Mestrado ”Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental”

15.06.2005 a 10.05.2008

  • Socio Gerente e Coordenador da área de Ordenamento do Território e Urbanismo e Gestão de Projetos Qualidade Urbana, Planeamento e Gestão de Sistemas Urbanos, Lda

Coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares na elaboração de Planos Municipais de Ordenamento do Território, Estudos Urbanísticos e Projetos Urbanos.

De 21.05.2002 a 15.06.2005

  • Administrador Executivo na Parque Expo 98, SA

Responsável pelas operações Polis sob gestão da Parque Expo 98,SA (Viana do Castelo, Matosinhos, Gaia, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Leiria, Caparica, Cacém, Albufeira), consultoria em Planeamento Urbanístico e Estratégias de Desenvolvimento Urbano e desenvolvimento de projetos internacionais, nomeadamente a regeneração da orla costeira Recife-Olinda, no Estado do Pernambuco, Brasil.

De 10.01.1995 a 20.05.2020

  • Socio Gerente e Coordenador da área de Ordenamento do Território e Urbanismo na Qualidade Urbana, Planeamento e Gestão de Sistemas Urbanos, Lda

Coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares na elaboração de Estudos Urbanísticos e Projetos Urbanos.

 De 01.08.1991 a 09.01.1995

  • Diretor do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística Câmara Municipal de Oeiras

Coordenação da elaboração de diversos Planos de Pormenor que se encontram na sua maioria executados e pelo desenvolvimento da metodologia de gestão territorial “Planeamento como Processo” e pela introdução nos Planos Municipais de Ordenamento do Território da “Perequação compensatória pelo método da valorização média“

De 1987-1991

  • Chefe de Divisão de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Oeiras

Responsável pelo licenciamento das operações urbanísticas, dos edifícios e das obras de infraestruturação urbana

Licenciada pré-Bolonha em Engenharia do Ambiente e Mestre em Planeamento Regional e Urbano, assegurou funções técnicas em serviços do atual Ministério do Ambiente e posteriormente no município de Oeiras em diversos domínios: avaliação de impacte ambiental, educação ambiental, alterações climáticas e gestão de emissões de gases com efeito de estufa, ruído ambiental, agenda 21 local e promoção da cidadania ambiental e procedimentos de planeamento territorial. Presentemente exerce a função de Diretora de Serviços de Ordenamento do Território na Direção-Geral do Território.

Possui doutoramento em Geografia e Planeamento Regional – Ramo em Gestão Territorial (2005) pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor no Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade de Lisboa, Portugal e foi coordenador de mestrados em urbanismo e ordenamento do território.

Leciona disciplinas como geografia, governança da cidade e planeamento estratégico. É investigador do CiTUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura e é também o Investigador Principal do projeto MetroGov3C – Governação Metropolitana na Área Metropolitana de Lisboa num contexto de competição, cooperação e conflito.

Esta atividade académica e científica, bem como as atividades de consultoria em planeamento territorial e desenvolvimento local desenvolvidas no Ateliê Risco, Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Biodesign, Plural, Espaço e Desenvolvimento, entre outras entidades, têm ficado descritas em múltiplos artigos científicos, livros e capítulos bem como em apresentações orais e atas de conferências.

Ana Pinho nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1974. Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto em 2001 e concluiu o Doutoramento em Planeamento Urbanístico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 2009, tendo recebido o Prémio IHRU para trabalhos de produção científica pela tese de doutoramento «Conceitos e políticas europeias de reabilitação urbana. Análise da experiência portuguesa dos Gabinetes Técnicos Locais».

Desenvolveu atividade de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, nas áreas da reabilitação urbana, políticas territoriais e conservação do património.

Tem tido experiência académica na Universidade de Évora, Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

É autora e colaborou em diversas publicações científicas e técnicas, nas quais se incluem a coordenação do Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, publicado pelo INH, e a coautoria do Guia dos Programas de Ação Territorial, publicado pela Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.

Em 2009 foi Comissária da Carta Estratégica da Lisboa para as áreas da demografia e habitação. Foi também coordenadora, entre 2012 e 2014, da iniciativa de voluntariado «Terra Amada», centrada na reabilitação e melhoria da qualidade de vida das populações em aldeias do interior de Portugal.

Foi consultora da Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal e Augusto Mateus e Associados. Assumiu funções como vogal do Conselho de Administração da Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário S.A. Foi Secretária de Estado da Habitação. Atualmente é Investigadora Principal Convidada da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

JORNAL COGITO.
É GRATUITO.

INSCREVE-TE AQUI
E RECEBE A TUA NEWSLETTER SEMANAL. »