Arlindo Oliveira doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica e Ciências da Computação (EECS) pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1994. Desde então é professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST), onde tem desenvolvido trabalho no contexto de sistemas digitais, síntese lógica, algoritmia, aprendizagem automática e bioinformática. Acabou recentemente o seu mandato como presidente do IST.

Artur Trindade Mimoso, vogal Executivo do Conselho de Administração na Empresa Pública do Estado – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, desde 2014. Com um vasto currículo na gestão pública, é autor de vários trabalhos, conferencista e moderador. Na área da saúde aprofunda o cenário das alterações ao CCP.

Luisa Proença, atual Diretora Nacional-Adjunta da Polícia Judiciária. Ocupou desde 2015 o cargo de responsável pelos fundos europeus para a Justiça, no gabinete da secretária de Estado, onde assegurava a representação legal do Ministério da Justiça em vários comités europeus e coordenou a representação do Ministério em vários projetos de interoperabilidade europeia de serviços de justiça, em matéria civil e criminal.

António Gameiro Marques, licenciado em Ciências Militares Navais, fez uma especialização em comunicações, viria a formar-se em engenharia eletrotécnica e computadores na Naval Postgraduate School de Monterey, Califórnia, ainda nos anos 1980. Esteve presente no desenvolvimento e manutenção de software dos sistemas de combate de fragatas e é um especialista em cibersegurança. Em 2013 é nomeado para o cargo de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional e desde 2016 é Diretor Geral do Gabinete de Segurança.

Luís Antunes é Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico da FCUP, membro do conselho geral da Universidade do Porto e membro do Conselho para a Administração Eletrónica na Universidade do Porto.

Pedro Cunha, é diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento desde janeiro de 2020 e Diretor-Adjunto desde janeiro de 2018. Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional, ISPA (1998; 2009). Desde 1996 exerceu funções técnicas em escolas, de coordenação em organizações não-governamentais e autarquias, e de docência no ensino superior. Em 2017 recebeu o Prémio “Excellens Mare” atribuído pela PricewaterhouseCoopers ao Programa do Desporto Escolar, que dirigiu. É perito convidado (e integrou grupos de trabalho) na Comissão Europeia, ONU, UNICEF e OCDE.

Tiago Sigorelho é um inventor de ideias. Formado em comunicação empresarial, esteve muito ligado à dimensão de gestão de marcas, tanto na Telecel, como na PT, onde chegou a Diretor de Estratégia de Marca. Despediu-se em 2013 com vontade de fazer cultura para todos. É fundador do Gerador e presidente da direção. Nos últimos anos tem dedicado uma parte importante do seu tempo no estreitamento das ligações entre cultura e educação, bem como no desenvolvimento de sistemas de recolha de informação sistemática sobre cultura.

Vítor Belanciano, jornalista, crítico de música, cronista e DJ desde os anos 1990, quando foi um dos fundadores do coletivo CoolTrain Crew, percursores do drum & bass em Portugal, tendo desde então integrado outros projetos como o Clube Socialismo Tropical e atuado solitariamente de Norte a Sul do país, em clubes ou festivais, do Lux ao festival Sudoeste, apostando sempre numa seleção diversa, do hip-hop ao kuduro, do house ao rock, num olhar descomplexado onde a memória do que foi, a visão do presente e as pontas do futuro servem para dançar.

Jorge Ferreira, Diretor de Desenvolvimento do Dinopark Group, tem 22 anos de experiência na área de serviço ao cliente. Nos últimos 11 tem trabalhado em museus e parques temáticos a nível internacional: Thorpe Park; Emmar Entertainments, Merlin Entertainments, etc. É consultor de vários museus em Portugal, Alemanha e Inglaterra. É diretor de desenvolvimento do Dinopark Group (Alemanha) e teve na abertura do Dino Parque da Lourinhã.

Vanessa Luis, investigadora no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). Lidera o projeto de produção de testes de diagnóstico precoce e a constituição de um banco de amostras biológicas cujo estudo contribuirá para desenvolver novas estratégias terapêuticas para a COVID-19.

Susana Lima, Investigadora Principal do Laboratório de Neuroetologia (Neuroethology Lab) do Centro Champalimaud. No seu Laboratório é estudada a forma como o cérebro está envolvido no comportamento sexual das fêmeas. O comportamento animal pode ajudar a perceber os humanos e, deste modo, dar uma visão sobre o seu comportamento.

Cristina Silva Pereira, investigadora principal do laboratório Micologia Ambiental e Aplicada do ITQB NOVA desde 2008. No seu laboratório desenvolvem-se tecnologias sustentáveis para a gestão e eliminação de poluentes, e para a criação de valor acrescentado de compósitos resultantes de atividades agroindustriais. Em 2015 foi-lhe atribuída uma bolsa de 2 milhões de euros do European Research Council (ERC), para a mimetização da funcionalidade de poliésteres das plantas como biomateriais antimicrobianos para a regeneração de feridas na pele (5 anos). Em 2016 foram-lhe atribuídos 300 mil euros para a participação no projeto europeu “FLow Induced Phase Transitions, A new low energy paradigm for polymer processing” (3 anos).

Jorge Carneiro é um cientista interdisciplinar que colaborou com especialistas em matemática, estatística, biofísica, biologia celular e molecular, imunologia, ciência da computação e robótica. Em 1997 recebeu o grau de Doutor em Biomedicina pela Universidade do Porto. Foi diretor-adjunto para a Ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência entre 2013 e 2018. Desde 2020 dirige o Programa de Doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina do Instituto Gulbenkian de Ciência e ITQB-NOVA.

O Comandante Nuno Galhardo Leitão nasceu a 14 de julho de 1967 e ingressou na Marinha em 1988, onde se habilitou com o curso de Oficiais da Reserva Naval, tendo-se especializado como Mergulhador Sapador. Da sua carreira, há vários momentos a destacar: o comando do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 2, em 1994; a sua passagem pelo Instituto de Socorros a Náufragos, durante dez anos; a função de adjunto do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, entre 2003 e 2006; ou a nomeação para Chefe do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional e Porta-voz do Almirante Autoridade Marítima Nacional, em 2014. Agora é o diretor do Aquário Vasco da Gama.

Angela Marçal tem o MBA do ISEG e é coach pela ICF. Trabalha em formação e consultoria há mais de 18 anos. Esteve 15 anos como partner da Dynargie e diretora na Talent City. Agora trabalha na Escola Europeia dse Coaching e na Thnk.

Daniel Sampaio é bem conhecido dos portugueses. Mas importa referir que se formou em medicina e doutorou-se em psiquiatria. Foi diretor do serviço de psiquiatria do Hospital de Santa Maria e introduziu em Portugal o conceito da terapia familiar. Continua a exercer, publicou vários livros e é uma presença assídua nos órgãos de comunicação social.

A Sofia Miguens tem feito a sua carreira académica na Faculdade de Letras do Porto. Agora é diretora e coordenadora científica Instituto de Filosofia (UI&D 502). Foi visiting scholar em Nova Iorque e visiting research fellow em Paris. É autora de vários livros.

Rui Carmo é engenheiro Informático pelo Instituto Superior Técnico. É sobretudo arquiteto Sistemas, especialista em Inteligência Artificial, estratega, técnologo. Assume-se como um pensador e mantem o Blog sobre tecnologia, Tao of Mac (https://taoofmac.com/space).

 

JORNAL COGITO.
É GRATUITO.

INSCREVE-TE AQUI
E RECEBE A TUA NEWSLETTER SEMANAL. »