dessalinizador

Portugueses desenvolvem dessalinizador acionado por energia solar térmica

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, no Porto, desenvolveram um sistema de dessalinização que funciona com base na produção de energia solar térmica.

O investigador Szabolcs Varga explicou que o sistema pretende “contribuir para mitigar a falta de água” e ser uma alternativa aos atuais sistema de dessalinização. O equipamento usa o sol para aquecer a água gerando vapor, e utiliza a compressão de vapor para tornar a água salgada em água potável recorrendo a dois sistemas ao mesmo tempo: um coletor solar térmico e um subsistema de dessalinização.

A dessalinização da água tem sido muito subsestimada em Portugal, ao contrário, por exemplo, de Espanha que tem várias centrais de dessalinização. Em Portugal apenas na ilha de Porto Santo esta solução é utilizada.

É um processo que exige bastante energia e portanto tem um custo elevado. Porém a escassez crescente de água doce e as melhorias tecnológicas abrem caminho para esta solução nomeadamente através da utilização de energias renováveis.

“Os cientistas ainda estão a recolher dados para provar a viabilidade da tecnologia, mas o protótipo encontra-se praticamente finalizado”, referiu o investigador. Os ensaios com este piloto deverão ficar concluídos no verão de 2023, apesar dos atrasos pela falta de matérias-primas e subida da inflação.

Segundo o investigador, o protótipo foi pensado para ser aplicado a nível local e comunitário, sendo a sua manutenção e utilização “simples e fácil”. “Pensamos que fará sentido desenvolver um sistema mais robusto e relativamente simples de forma a ser utilizado em locais onde não há pessoal altamente qualificado para operar o equipamento”, afirmou, acrescentando que o sistema “contribui para a redução da pegada de carbono” ao recorrer a fontes de energia renováveis.

A tecnologia criada no INEGI, designada “Small Soldes”, foi desenvolvida com cofinanciamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da União Europeia.

Crédito da imagem: Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial

www.jornaleconómico.pt

Comments are closed.