Joana Lobo Antunes

Coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência (ITQB - NOVA). Presidente da Rede Portuguesa de Comunicadores de Ciência SciComPT. Farmacêutica. Química.

Divulgação de Ciência – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Universidade Nova de Lisboa

Farmacêutica, doutorada em Química orgânica, desde 2012 é comunicadora de ciência a tempo inteiro.

Investigadora de pós-doutoramento em Comunicação Científica no ITQB NOVA, Oeiras, (2012-2014), de 2014 a 2016 foi Diretora do Centro Ciência Viva de Sintra, onde trabalhou na ligação entre investigação e comunidade.

Actualmente coordena o Gabinete de Comunicação de Ciência do ITQB NOVA, de novo em Oeiras, liderando uma equipe de 4 pessoas em comunicação institucional, relações com media, design e imagem e atividades de divulgação.

Professora de Comunicação de Ciência em vários programas de mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Os seus principais interesses são o uso de técnicas de improvisação teatral e narração de histórias para a Comunicação de Ciência, estimulando cientistas para o uso das redes sociais como ferramenta de divulgação do seu trabalho, melhorando a visibilidade da ciência e a imagem pública dos cientistas.

Fundadora e actual Presidente da Rede Portuguesa de Comunicadores de Ciência SciComPT.

Desde 2016 coordena o programa de rádio diário “90 Segundos de Ciência”.